sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jackie Brown (Video)

Demorei anos para ver esse Jackie Brown. Fui avisada varias vezes de que gostaria muito da historia, do elenco e do visual cult que Tarantino dá aos seus filmes. Mas mesmo assim, demorei 14 anos para assisti-lo. O mais curioso foi que lembro que em 1998, ele estreiou na HBO, na epoca que as estreias ainda eram 21h da noite (agora é 22h ne? Nao tenho mais HBO ha pelo menos um ano, então nao sei se voltou a ser as 21h e to falando besteira, rss) e o filme repetia vááárias vezes no mes corrente e ainda algumas no mes seguinte, ou seja, vi que ele estava passando varias vezes, porém nunca parei para assistí-lo. Bom, eis que surgiu uma oportunidade no festival blaxploitation e eu consegui ver. A história do filme é bem Tarantinesca. Jackie Brown é uma comissária de bordo, da Cabo Airlines, uma companhia aerea de quinta categoria, onde ela trabalha como mula do traficante Ordell e em determinado momento, é presa pela policia., com o dinheiro da venda de armas e com um pacotinho de cocaína. A confusão toda se forma após Jackie ser presa. Ela começa a avaliar sua vida e vê que está com 44 anos e tem um emprego que é uma porcaria, ainda por cima, ela ganha pouquissimo e ainda corre o risco de ficar presa o resto da vida por concordar em transportar dinheiro para um traficante. Então, ela começa a bolar um plano para entregar Ordell para a policia e colocar as mãos no dinheiro. A confusão está montada; Jackie conta com a ajuda do agente de fianças, Max. Ordell com a ajuda do amigo Louis, Melanie, Sheronda e Simone. Na policia está o agente Ray, que está tentando ajudar Jackie a não ser condenada. O filme é cheio de reviravoltas, nunca sabemos no que acreditar, ate Tarantino e sua mente brilhante nos mostrar o que realmente aconteceu, de cada angulo (vide, cada personagem). O elenco como sempre é estelar; Jackie é vivida pela diva Pam Grier, o vilão Ordell, pelo buddie dele, Samuel L. Jackson e ainda tem Michael Keaton, Robert De Niro, Bridget Fonda e uma breve participação do escandaloso do Chris Tucker (que na minha opinião será eternamente o agente Carter, da Hora do Rush). A filme é muito bom, tem todos aqueles elementos característicos do Tarantino, como disse anteriormente e é uma homenagem do diretor aos filmes negros da década de 70. Vale a pena ver, otima diversão.

2 comentários:

  1. De toda a filmografia do Tarantino, esse eu sempre achei "a sua cara", rs.

    É mesmo uma homenagem àqueles filmes da decada de 70 onde os negros eram os protagonistas - os famosos "blacksploitation" (ou blaxplotaition, como vc mesmo colocou) - e por isso, Pam Grier e Samuel L Jackson são os principais personagens!

    Acho bem bacana a história, as participações rápidas de veteranos do cinema (De Niro e Keaton) e um certo carinho com Robert Foster, já que o ator tinha falado numa semana antes de Quentin resolver fazer Jackie Brown, que adoraria estar num filme de Tarantino! Eis então que o diretor o chamou em cima da hora.

    As reviravoltas são mesmo bem inteligentes!!! Eu gosto muito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, e esqueci de dizer que vc está certa: hoje os horários de estreia da HBO continuam sendo as 22horas mesmo! Não voltaram pra 21hrs não!

    Bjs!!! :-)

    ResponderExcluir