segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Coisa (Festival do Rio)

Esse filme, é um prelúdio do filme de terror, de John Carpenter, de 1982, O Enigma do Outro Mundo. Como ele está sendo vendido da forma errada, muitas pessoas que irão assisti-lo, podem pensar que se trata de um remake, mas não é o caso. A história desse, se passa alguns dias antes de onde começa o original. O protagonista do filme de 1982, era vivido por Kurt Russell e a história é praticamente a mesma. Um grupo de pessoas, isoladas na Antartica, deperam-se com um ser alienígena que pode assumir a forma dos humanos. Portanto, todo o suspense do filme, se baseia na pergunta: em quem devo confiar? Nessa nova versão, a protagonista é uma mulher (estamos no novo milenio, as mulheres mandam, rss), uma cientista/paleontologa, vivida por Mary Elizabeth Winstead (a Ramona Flowers do Scott Pilgrim). A personagem é chamada por um outro cientista, para analizar um alienígena encontrado no gelo, após sua nave encalhar na mesma região. O que nenhum deles esperava, era que a criatura ainda estava viva. Após a criatura escapar do gelo, eles supostamente conseguiram matá-la, porém o que eles não esperavam era que essa forma de viva alienigena, consegue copiar o dna humano e se passar por uma pessoa perfeitamente. O clima de desconfiança entre os personagens vai aumentando conforme o filme vai avançando e esse novamente é o grande suspense do filme. Achei que o ponto fraco do filme é justamente não explorar um pouco mais o ambiente, afinal eles estão em uma estação no meio do nada, sem chances de comunicação com o resto do mundo (vendo o filme voce entenderá porque) e alguns personagens são pouco explorados. Não vi o original, então não posso comparar um com o outro, mas acredito que por ter sido feito em um momento onde a tecnologia ainda não era tão evoluída como hoje, os efeitos especiais não deviam ser o ponto forte, portanto, John Carpenter deve ter ido bem mais fundo no suspense. Nesse como os efeitos especiais são ótimos, acho que esqueceram de desenvolver melhor alguns personagens. Só dando um exemplo, o personagem de Eric Christian Olsen (o Deeks do NCIS, adoro ele), é um assistente do "cientista louco" da história, mas só entendemos isso, quase na metade do filme, o que mostra um péssimo trabalho de desenvolvimento do personagem. Como em todo filme, simpatizamos mais com uns personagens que outros, mas nenhum deles é muito carismático. O filme não é ruim, estaria exagerando se dissesse isso, porém, poderia ter sido muito melhor, afinal se o original fez sucesso 30 anos atras, por que esse, com toda a tecnologia que possuimos hoje não poderia também? Vale a pena para os fãs de suspense, mas para os que não ligam muito para o gênero, melhor assistir outra coisa (sem trocadilhos, rss).
Obs: Não sei se esse filme receberá o título de Enigma do Outro Mundo (como está no IMDB) ou A Coisa, como foi vendido no Festival do Rio.

Um comentário:

  1. "Achei que o ponto fraco do filme é justamente não explorar um pouco mais o ambiente, afinal eles estão em uma estação no meio do nada, sem chances de comunicação com o resto do mundo (vendo o filme voce entenderá porque) e alguns personagens são pouco explorados."

    EXATAMENTE!!! Tb fiquei com essa sensação... exemplo disso é que eles estão no meio do nada e nunca tentam ligar o rádio ou ajeitar o satélite de comunicação, um detalhe que só aumentaria a TENSÃO se fosse mais explorada!

    A criatura desse está bem mais agressiva e assustadora que no original do Carpenter, mas justamente por isso, o suspense naquele primeiro era algo PERTURBADOR! A sequencia do exame de sangue que o Kurt Russel faz é de roer as unhas, nesse foi um pouco mais rápido... pelo menos, nesse eu gostei na parte da intriga que começam a fazer, querendo colocar os americanos contra os noruegueses! Isso ficou tenso, rs.

    As mulheres já dominavam desde aquela época, ahaha... ou vc esquecer de Sarah Connor e a grandiosa Tenente Ripley??? =P

    O filme foi oficializado como "O Enigma do Outro Mundo Mesmo", pois aqui no Brasil já tem um filme antigo chamado "A Coisa".

    Bjs

    ResponderExcluir