terça-feira, 17 de abril de 2012

Drive (Cinema)

Nao consegui assistir Drive nos cinemas. Não porque não tive tempo, mas porque tentei assisti-lo umas 3 vezes no festival do rio do ano passado e em todas elas, diziam que a copia do filme ainda nao tinha sido entregue no Brasil, ou estava com atraso para chegar naquele cinema. Isso obviamente é para deixar qualquer um revoltado. Portanto resolvi fazer minha manifestaçao e assistir o filme em casa (enquanto ainda posso fazer isso). A história do filme é a seguinte, o piloto (sim, o protagonista nao tem nome, pelo menos nao é dito em momento algum durante a projeçao, até nos créditos, o nome dele é driver) é um duble de cenas de açao em Hollywood e mecânico no resto do tempo. Porém as vezes aceita ser piloto de fuga de assaltos, mas obviamente ele tem suas regras, evitando assim que tanto ele quanto seus "passageiros"sejam pegos pela policia e o cara é realmente muito bom em despistar a polícia. Notamos rapidamente que ele é um cara solitário, que vive sozinho em seu apartamento, e que se sente atraido pela recem chegada vizinha. Porem ela é casada e seu marido está na prisão, prestes a sair em condicional. E é exatamente com a saída do marido dela da prisão que a trama do filme começa a relamente se desenvolver. O cara estava devendo dinheiro quando foi preso, e considerando a quem ele devia dinheiro, o cara jogou os juros em cima do valor, o que fez com que sua divida aumentasse consideravelmente a ponto de não ter dinheiro para pagar. Quando ele recebe uma surra na frente de seu filho, na garagem do predio, o que faz com que o "driver" se sensibilize e resolva ajudar. A partir daí, o filme ganha um tom de ação cult, pois não se trata de nada gratuito. Tudo no roteiro tem um motivo conciso e nada de explosões. O nome do filme é drive, então todas as cenas de ação são com carros. Tudo bem vai, tem algumas com o protagonista dando uma surra nos "vilões", expressão essa aliás tão antiga né? E nesse casso ambígua, pois o protagonista também não é nenhum santo e acho que em muitos filmes essa moral de bom e mau se perdeu há muito tempo. O filme é ótimo, com poucos diálogos, porém com otimas atuações do protagonista Ryan Gosling (sempre excelente e lindinho) e de seus coadjuvantes Carey Mulligan (essa menina me surpreende em cada filme), Bryan Cranston (o cara está em todas) e Albert Brooks (sumidáço). Recomendadíssimo!

Um comentário:

  1. Ação Cult!!!! É isso mesmo que é o Drive... ainda diria, uma história de romance trágica e um drama contido.

    O filme nos ganha justamente pelo clima objetivo e direto que se desenrola. Sem muitos diálogos e partindo pras características de cada personagem, "Drive" é inteligente o suficiente de não tentar ficar explicando nada, apostando na sagacidade do espectador em acompanhar a jornada do anti-herói sem nome como se fôssemos um carona em seu carro... e é assim que nos sentimos!

    Todos no elenco, estão muito bem, em especial Gosling (que mesmo "lindinho" como a escritora aí afirmou! =6) prova que é um ator que fala com os olhos e, claro, Cranston que é pra mim, um dos maiores atores da atualidade!!! (vejam Breaking Bad e entendam o porquê!). O filme ainda conta com Mulligan como uma mocinha introspectiva, Ron Pearlman e Albert Brooks como dois mafiosos bem crueis.

    Direção ultra segura e competente de Nicolas Refn, que deixou cascudos como Lars Von Trier e Terence Malick comendo poeira na premiação de Cannes!!! =D

    ResponderExcluir