quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Mulher de Preto (Cinema)

Demorei muito para escrever sobre este filme, infelizmente. Pois uma coisa muito importante precisa ser dita sobre ele: veja-o no cinema, se ainda der, caso não, veja em uma telona, projetor ou algo assim e em uma sala bem escura. Porquê? Muito simples, a sensação de claustrofobia que o protagonista esta sentindo pode ser bem sentida pelo espectador em um ambiente escuro, onde somente a projeção será perceptível. Deixe-me explicar melhor, a história do filme, se passa no inicio do século passado, onde um advogado está indo para uma cidade do interior da Inglaterra para cuidar da papelada da venda de uma casa, cuja a dona era uma viuva muito rica que faleceu recentemente. Porém a casa é uma mansão mal assombrada que fica muito afastada da cidade. A fotografia do lugar é sensacional, pois a casa fica em uma ilha que durante determinados períodos do dias, fica inacessível, por causa do volume da maré, que cobre a estrada que leva até o lugar. A assombração da casa é a tal mulher de preto do título, que aparentemente é a responsável pela morte das crianças do local. Conforme o filme vai avançando, podemos acompanhar o protagonista (que é corajoso até demais na minha opinião) tentando desvendar o segredo em torno das mortes, da casa e do fantasma. Confesso que não sou de levar susto ou me surpreender com muitos filmes, mesmo que sejam bons, mas esse me pegou de surpresa. Durante muitas cenas, levei sustos que me espantam até hoje. A mulher de preto é de meter medo mesmo. A equipe que fez a decoração da casa da viúva está de parabéns, pois a sensação de que estamos presos naquele lugar horrendo junto do protagonista é gigantesca. Por isso, como disse anteriormente e me repito agora, é que esse é o típico filme que deve ser assistido no cinema. Pois a magnitude de cada cena, será vivida com um toque mais real, do que se visto em casa. Querendo ou não, em casa sempre tem alguém que chama, um telefone que toca, um cachorro que late, uma criança que chora, vontade de ir ao banheiro com controle remoto do lado, te possibilitando pausar e voltar depois.... Bom, é isso, muito bom o filme, bem desenvolvido, bem escrito, fotografia sensacional, vale muito a pena. E Daniel Radcliffe provando que não vive só de Harry Potter :) Recomendado!

Um comentário:

  1. Eu tb gostei e achei o clima de terror que o filme tem, bem sinistro mesmo... consegue nos envolver em todos os momentos mais medonhos!

    As locações da casa nos assusta, desde os quartos sempre penumbrosos, até os corredores escuros. E a maré que cobria a estrada que levava até a assustadora casa, fazia o lugar ficar ainda mais isolada e por isso, tornava a angústia do protagonista ainda melhor!

    Aliás, Radcliffe merece elogios já que se ainda não um excelente ator, está se mostrando ao menos, mais disposto a diversificar seus papéis.

    Só não gostei mesmo da conclusão do filme... confesso que o desfecho me incomodou um pouco. Mas nada que estrague o clima e a proposta da obra!

    ResponderExcluir