segunda-feira, 12 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret (Cinema)

Atualmente ando com bem pouco tempo para escrever aqui no blog. Estou com uma lista de aproximadamente uns 10 filmes que vi durante o carnaval e depois. Vi filmes no cinema, na tv, baixei e aluguei :D ou seja, muitos filmes. Ah, e series também! Mas vamos lá, A Invenção de Hugo Cabret. Esse já assisti há quase 1 mês. Mas antes tarde do que nunca, afinal ele ainda esta cinema e fazendo sucesso. Merecido, diga-se de passagem. Hugo, é um menino que mora em uma enorme estação de trens em Paris. Ele morava com seu pai, que era curador de um grande museu da cidade, porém ele morre vítima de um incêndio no local e o garoto passa a ficar sob a guarda de seu tio beberrão. O tio é o cara dos relógios da grande estação de trens e lá mesmo é onde ele reside. O lugar é tão grande que no passado vários trabalhadores moravam em apartamentos (miúdos) construidos la dentro. O tio porém desaparece e Hugo que acaba se tornando o responsável por acertar sempre a hora dos relógios de todo o lugar, porém ninguém sabe disso, obviamente, pois acham que é tio dele quem ainda faz isso. Ele diz em determinado momento para outro personagem que, desde que os relógios marquem sempre a hora certa, ninguém se perguntará quem está fazendo isso. Durante suas incursões pela estação, ele tenta pegar um ratinho de metal do Papa George, que tem uma loja de brinquedos na estação, porém é pego bem na hora. O velhinho pede que o menino esvazie seus bolsos, que estava cheio de peças furtadas e um caderno cheio de anotações sobre um robô, ele então pega tudo de volta do garoto. Porém o caderno era do seu pai e ele tenta a todo custo recuperá-lo, o que o leva a conhecer Isabelle, sobrinha-neta do senhorzinho, que promete ajuda-lo a recuperar o caderno. Agora juntos, um se torna o melhor amigo do outro, ela o introduz ao mundo magico dos livros e ele mostra para ela o misterioso robô, o autômato. Ele mostra que reformou todo o robô, de inicio com seu pai e depois sozinho, mas que ainda precisa de uma chave, para fazê-lo funcionar. O menino acredita que o autômato guarda uma mensagem secreta de seu pai. Porém algo muito maior o aguarda. O filme é bem infanto-juvenil, divertido quando precisa ser e dramático na mesma proporção. Com a direção sempre competente de Martin Scorsese o filme atende as expectativas de todo tipo de publico, desde dos apaixonados por cinema e bons filmes a aqueles que vão no cinema somente para assistir blockbusters ou pq já estava no shopping e não tinham mais nada para fazer. Gostei muito e recomendo a todos!

Um comentário:

  1. Apesar de eu achar a uma hora inicial dele um tanto arrastada e não gostar do "vilão" do Sasha Baron, o filme engrena com força quando descobrimos o segredo de George Mélies... aliás, a grande graça do filme nem é o menino, mas sim, o INVENTOR Mélies, feito pelo sempre competente Ben Kingsley.

    O final foi mesmo uma grande homenagem ao cinema e aos cinéfilos e o que o filme tem de melhor! Apesar do ator mirim Asa Butterfield ser um ótimo atorzinho (quem viu O Menino do Pijama Listrado, sabe disso), não senti tanta emoção com ele... e Chloe Moretz achei um tanto fria. Já a direção de Scorsese, sempre está PERFEITA.

    Um bom filme que eu acho que podia ainda ter sido melhor; por isso, O Artista (com a temática também sobre Cinema) mereceu mesmo o prêmio de Melhor Filme pois ainda é melhor, ao meu ver!!!

    Bjs

    ResponderExcluir