terça-feira, 13 de março de 2012

Teoria da Conspiração (TV)

Esse filme, foi originalmente lançado em 1997 nos cinemas e não foi muito bem nas bilheterias. Lembro de tê-lo assistido na HBO, por volta de 1999 ou 2000 e não tinha entendido quase nada, rss. Outro dia, aluguei e assisti novamente. Dessa vez, entendi tudo :D A história é a seguinte, Jerry é um taxista de New York completamente neurótico e cheio de teorias conspiratórias (lembrem-se o filme é de 1997 e Arquivo X estava no auge!) na cabeça, que ele divide com seus passageiros. O cara fala tanto e tem tantas teorias, que em determinado momento, ele está conversando e contando suas histórias tão empolgado, que nem percebe que esta sozinho no carro. Jerry escreve um pequeno jornal com essas teorias (lembrem-se trata-se de 1997, portanto blogs ainda não existiam), porém uma delas revela-se verdadeira, oq ue faz com que ele comece a ser perseguido por agentes de uma agência do governo, que passamos o filme inteiro sem saber o nome. Alice trabalha para o Departamento de Justiça (pelo que deu p entender) e é a única que acredita nele, depois de muita insistencia e começa a ajudá-lo a escapar. A história esconde varias intrigas e reviravoltas, o que torna o filme muito melhor do que parece, ou seja, não posso contar mais da história, senão estragaria a surpresa. Acredito que eu não tenha entendido da primeira vez que assisti, porque não devo ter visto linearmente, devo ter perdido partes, o que pode ter feito a diferença, até pq não há nada demais para não ser entendido na história. Mas precisa ser assistido de uma vez só, sem pausas e saidinhas para o banheiro, pois pode perder alguma informação importante. Os protagonistas são interpretados por Mel Gibson e Julia Roberts, que funcionaram muito bem juntos e estão muito bem em seus personagens. Gostei de ter assistido ao longa mais uma vez, para relembrar e "entender" a historia, que é ótima. Vale a pena assistir, quando estiver passando na TV ou se quiser, alugar (pq baixar vai ser bem dificil). O longa é um suspense com ação e com dois excelentes atores. Recomendado!

Um comentário:

  1. EU ADORO ESSE FILME!!!

    Mas sou suspeito pra falar de Gibson, já que sou fã de carteirinha dele desde os tempos de Mad Max (onde ele ainda tão tinha uma única ruga na cara, rs). E Julia Roberts também no auge de sua carreira (ela ja era uma das queridinhas de Hollywood) tem uma química com ele tão boa - OU MELHOR! - que Jodie Foster. Acho que só não supera Renne Russo, rs.

    A história é mesmo intrigante e em vários momentos, chegamos até ficar com PENA do taxista Jerry, por ele ser tão paranóico, tão sofrido nas mãos da agência que o persegue e por quase ninguém mais acreditar nele - a não ser a personagem de Julia... que, talvez até por isso, desperta um certo AMOR dele por ela! Qual homem não irá se apaixonar pela única mulher que dá atenção a ele e ainda acredita nas coisas que diz, mesmo não querendo acreditar?

    O filme é muito bom, o roteiro é bem escrito e a direção sempre competente do versátil Richard Donner (amigo de Gibson desde os tempos de Máquina Mortífera), faz com que "TEORIA DA CONSPIRAÇÃO" seja um pequena grande filme... com um final que até emociona de certa maneira!

    É um daqueles filmes que a gente definitivamente tenta entender do por quê não deu certo nos cinemas...

    Beijos, ótima crítica essa!!!

    ResponderExcluir