segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FESTIVAL DO RIO 2010 - De 23 de Setembro a 07 de Outubro


O Festival que transforma o Rio de Janeiro na capital mundial do cinema. São duas semanas em que a cidade é tomada pelo maior evento audiovisual da América Latina, aproximadamente 300 filmes e muitos deles nem chegarão ao circuito comercial.
Confesso que adoro o Festival do Rio, todo ano desde 2003 que assisto a pelo 2 filmes, afinal infelizmente o festival so acontece na zona sul e Barra da Tijuca. Muitos acham que isso e uma forma de preconceito com as pessoas das outras partes do Rio, mas pessoalmente acho que foram os expectadores dos cinemas de outras zonas que deixaram que isso fosse determinado desta forma. Posso citar exemplos de filmes que assisti nos chamados cinemas de arte da zona sul, que nem sequer passaram pela zona norte. Match Point do Woody Allen foi um desses casos, assisti em Botafogo e lembro de que quando sai daquela sessao lotada, ouvia as pessoas comentando e comparando com os trabalhos anteriores do cineasta. O seu trabalho seguinte Scoop passou por um unico cinema da zona norte, que foi o recem inaugurado UCI do Norte Shopping e ficou em cartaz por la, por exatamente 1 semana com sessoes praticamente vazias. Apos o ocorrido nenhum filme de arte pode ser encontrado em cartaz em algum cinema da zona norte, exceto Tijuca. Bom, mas deixando essa questao de lado, pois nao sera resolvida tao cedo, infelizmente e vamos ao festival. Abaixo listei alguns filmes que parecem ser bem legais:

THE AMERICAN
de Anton Corbijn. Estados Unidos, 2010. 105min.
ATRAÇÃO PERIGOSA
(The Town)
de Ben Affleck. Estados Unidos, 2010. 125min.
COMER, REZAR, AMAR
(Eat Pray Love)
de Ryan Murphy. Estados Unidos, 2010. 133min.
CÓPIA FIEL
(Copie Conforme)
de Abbas Kiarostami. França / Itália, 2010. 106min.
O GAROTO DE LIVERPOOL
(Nowhere Boy)
de Sam Taylor Wood. Reino Unido / Canadá, 2009. 98min.
SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO
(Scott Pilgrim vs. the world)
de Edgar Wright. Estados Unidos, 2010. 112min.
SOMEWHERE
de Sofia Coppola. Estados Unidos, 2010. 98min.
VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DE SEUS SONHOS
(You Will meet a tall dark stranger)
de Woody Allen. Estados Unidos, 2010. 98min.
MACHETE
de Robert Rodriguez, Ethan Maniquis. Estados Unidos, 2010. 107min.

Uffa! Sao muitos, se eu for listar todos os que quero ver, o post vai virar um manuscrito, rss. Segue o link da programacao no site oficial do festival vai, escolha os seus. Bom filme ou bons filmes!

http://www.festivaldorio.com.br/site2010/filmes/filmes.htm

Um comentário: