terça-feira, 9 de outubro de 2012

Maniaco (Festival do Rio)

Todo ano que vou assistir a algum filme do Festival do Rio, sempre acabo descobrindo um cinema novo que inaugurou recentemente. Ou pelo menos um ao qual eu nunca tinha ido antes. Foi assim em 2010 quando fui assistir ao filme da Sophia Coppolia, Somewhere, que fui parar no Sesc Barra Point, que na epoca, ainda era somente Cine Estação Barra Point. Dessa vez fui pela primeira vez no Cinépolis Lagoon, cuja localização somente favorece aos que possuem carro, pois é mega isolado. Deixando esse detalhe de lado, vamos ao filme; Maniaco. A historia nos traz o personagem de Elijah Wood, Frank, um cara que vive isolado nos fundos de uma loja de restauração de manequins. Logo na primeira cena, acompanhamos o personagem em primeira pessoa, enquanto ele persegue uma menina pela rua, até o apartamento dela. A cena é macabra e é só o inicio do banho de sangue que estava por vir. Conforme a historia vai correndo, descobrimos que Frank é um cara doente que nunca superou os traumas do passado, imaginando coisas que não existem e idealizando pessoas, ou mulheres, a partir de seus manequins. O apice do assassinato para Frank é o momento onde ele arranca o escalpo de sua vitima. O filme é muito bom, muito acima do que eu esperava. Se me lembro bem, foi a primeira vez que assisti um filme onde o diretor nos mostra tudo sob a visão do protagonista, pois o ator quase não aparece, somente quando o personagem está diante de algum espelho.  O filme tem um tom muito depressivo e melancólico, inclusive em sua trilha sonora (que alias é um dos pontos mais fortes na minha opinião) o que o deixa ainda mais interessante, pois nos faz ter uma ideia da solidão e melancolia do protagonista. A historia é boa, mas acima de tudo ver um Elijah Wood na pele de um serial killer já valeu os 90 minutos de projeção. Atualmente só o vejo como o hilário e enrolado Ryan, da serie Wilfred. Essa foi a primeira exibição desse filme, acredito que ainda tenha alguma antes do fim do festival, que será nesta quinta, dia 11. Recomendo aos fãs de cinema, pois o filme é muito bom e provavelmente não estreiará em muitos cinemas quando sair no circuito aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário