terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Legado Bourne (Cinema)

Quando a sequencia de O Ultimato Bourne foi anunciada, muitos fãs ficaram na expectativa, afinal o terceiro longa da franquia sobre o agente Jason Bourne foi um sucesso estrondoso. Porém quando o diretor Paul Greengrass abandonou o projeto, o protagonista Matt Damon também abandonou o barco, deixando todos os envolvidos sem saber o que fazer. Após a tormenta, veio a solução, criar um novo roteiro, que muitos achavam que incluiria Jason Bourne na pele de outro ator, mas felizmente não foi o que aconteceu, contratar um novo diretor e um novo protagonista. Em 2010, logo após ser anunciado como suposto novo protagonista da franquia Missao Impossivel (isso não aconteceu) e o Gavião Arqueiro (em Thor e Os Vingadores), Jeremy Renner foi escalado como o novo super agente do governo nos moldes de Jason Bourne. Tony Gilroy, roteirista dos filmes anteriores assumiu a direção nessa nova aventura, que ao contrario dos anteriores, não é uma adaptação de uns dos livros da serie. Após O Ultimato Bourne, Jason se torna um professor universitario que age como detetive (nunca li os livros depois do Ultimato, portanto não sei detalhes sobre a historia) e a partir do quarto livro, o escritor é o filho de Robert Ludlum, que já havia falecido na época. No longa, acompanhamos Aaron Cross, um agente de campo que faz parte da operação Outcome, que possui outros como ele, que tomam pilulas para melhores seu desempenho fisico e mental, uma especie de super soldado moderno. Porém apos o vazamento de um video onde dois renomados cientistas que trabalham para a CIA e criadores de programas como o Treadstone, que foi revelado para a Imprensa no final do terceiro filme. Por conta disso, o Coronel Ric Byer é convocado para resolver o que fazer e a solução dada por ele é fechar o Outcome, de cima para baixo. A partir daí todos os agentes começam a ser eliminados e Aaron é um deles. Juntamente com os agentes, estão os cientistas, incluindo a medica Martha Shearing, que durante a projeção é ajudada e ajuda Aaron em muitas ocasiões. 


O objetivo do primeiro longa foi mostrar a dependencia dos agentes àos remédios para aprimorar suas habilidades e a fuga de Aaron e Martha por varios paises para não serem eliminados pelo governo. Eu disse primeiro, pois já foi anunciado que esse se trata da primeira parte de uma nova franquia, que dessa vez tem como protagonista Aaron Cross. O filme é ótimo, principalmente se considerarmos todos os problemas que a produção sofreu no inicio. Apesar de algumas criticas reclamarem do estilo de direção de Gilroy, eu achei que isso não comprometeu o resultado final, pois quantos espectadores se ligam em takes rápidos, tremidos, tomadas longas, curtas, acho que não são tantos assim. O elenco acho que superou os dos filmes com o Matt Damon. Agora temos Rachel Weisz como protagonista feminina, Edward Norton (todos sabem o quanto eu adoro o Ed!) como o antagonista e Jeremy Renner (sempre sensacional, adoro ele) como o protagonista. Além de algumas participações especiais como; Joan Allen, Albert Finney, Scott Glenn e Stacy Keach. Vale a pena ir no cinema assistir! Eu pelo menos já assisti duas vezes :)



Um comentário:

  1. Aaron Cross tem um belo "futuro" pela frente, se for sempre vivido pelo ótimo e mil e uma utilidades Jeremy Renner... e a química entre ele e a também ótima Rache Weisz fazem da dupla soar ainda melhor e mais carismática do que antes víamos em Matt Damon e Franka Potente. Confesso que não gosto muito da Franka, e isso me tirava boa dose de simpatia que eu poderia ter pelo casal, na trilogia! Diferente de agora, onde Rener e Weisz são carismáticos e possuem uma dinâmica sensacional.

    A direção de Gilroy ainda não se assemelha ao excelente Greengrass, mas o cara não é ruim... as sequências na neve e, principalmente, na casa da médica Marta Shearing provam que ele sabe dominar também cenas de ação bem feitas.

    Fora isso, a história ainda está no começo... e ao término, quando tocou a musiquinha-tema feita pelo músico Moby, a minha vontade era de ver mais da nova jornada de Cross!!!

    ResponderExcluir