sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cavalo de Guerra (Cinema)

Esse é o mais novo filme do mestre Steven Spielberg, que dessa vez, deixou de lado os efeitos especiais e mostra aqui seu lado mais comovente. A história é sobre o cavalo Joey, que é comprado em um leilão, por um fazendeiro falido, que pretende utiliza-lo para preparar o solo de sua fazenda para a colheita, só que quando ele é comprado, é somente um potro e muito provavelmente não conseguiria fazer isso. Porém seu filho, o garoto Albert simpatiza com o animal, logo de cara e começa a treina-lo para que obedeça seus comandos e aprenda a preparar o solo. Porém seu pai esta afundado em dividas e muito em breve teria de entregar a fazenda, caso não conseguisse o dinheiro. Ele então vende o cavalo para um capitão do exercito ingles que está na cidade se preparando para a guerra com a Alemanha. e é exatamente a partir desse momento, que a jornada do cavalo Joey na guerra, começa. Ele passa por varios lugares, muda de dono várias vezes e ainda é responsavel por uma das cenas mais inusitadas que poderiamos ver em uma guerra. O filme nos mostra, o quanto um animal pode ser muito mais humano que o homem, o contraste entre a amizade entre dois cavalos e a guerra onde os humanos matam uns aos outros sem a menor piedade, é impressionante. Spielberg nos proporciona uma das mais belas fotografias do cinema atual, lembrando em muitos momentos filmes antigos, como E o vento levou... O diretor quis nos mostrar, que mesmo no meio de toda aquela carnificina, ainda existiam pessoas boas e inocentes, que em nada concordavam com aquela guerra, mas estavam no meio daquilo tudo. Mas acima de tudo, ele nos mostra o quanto uma amizade pode ultrapassar varias barreiras, a esperança é mesmo a ultima que morre. O protagonista é vivido pelo estreante Jeremy Irvine, que apesar de não ser um primor da atuação, leva bem o seu Albert (da uma surra nos twilightboys, pelo menos) e o resto do elenco, conta com varios rostos conhecidos como Emily Watson, David Thewlis e meu queridinho Tom Hiddleston :D. O filme é muito bom, vale muito a pena assistir. Mas já aviso aos desacostumados, o filme é longo e a história apesar de cativante, é contada de forma lenta, afinal se trata de um drama. Recomendado!
Obs: Para aqueles que preferem os filmes cheios de ação e efeitos especiais do Spielberg, é só aguardar mais algumas semanas, que estreará a aventura Tin Tin. Filme, filme esse que promete...

Um comentário:

  1. ESSA FOI UMA DE SUAS MELHORES CRÍTICAS!!! Não que você não faça ótimas resenhas, mas nessa, você contextualizou a sinopse, falou dos elementos spielberguianos e ainda de quebra deu sua visão sobre a temática da obra, falando do horror da guerra e o paralelo à isso que é a AMIZADE e a HUMANIDADE que muitos ainda possuem!

    Um filme MUITO BONITO, que lembra aquele velho Spielberg dos anos 80, recheado de cenas tocantes e outras dramáticas com um dos personagens mais cativantes desde ET: o sofrido cavalo Joey!

    O final, sem diálogo algum, e só iluminado por aquela paleta amarelada, é de um primor sensacional que, honestamente, MERECIA UM OSCAR!!!

    Ótima crítica mesmo!

    Beijos,

    ResponderExcluir