segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Super 8

J.J.Abrams é mesmo um dos melhores diretores de sua geração, ele fez seu nome na televisão e nada mais justo do que expandir seus horizontes para o cinema. Para quem não o conhece somente pelo nome, ele é simplesmente o criador de Felicity, Alias, Lost e Fringe na TV, isso somente citando as que já foram exibidas, ainda há mais coisas por vir. No cinema, ele começou em Missao Impossivel 3 e foi o responsavel pelo reboot de Star Trek (Jornada nas estrelas). Agora J.J assina um filme totalmente seu, do zero e ele se chama Super 8. O filme se passa no final da decada de 70 e acompanha um grupo de amigos, na faixa dos 13 anos de idade, que estão gravando um filme. No dia em que estão fazendo uma tomada perto da ferrovia, eles são testemunhas de um acidente de trem de grandes proporções. Logo em seguida, militares começam a vasculhar a cidade, procurando por alguma coisa e não partilham nada com as autoridades locais. Coisas estranhas começam a acontecer, pessoas começam a desaparecer e isso é só o começo do que está por vir. Uma coisa não é explicada no filme (somente os mais atentos percebem ou os que ja sabem, obviamente) e muitos podem sair do cinema pensando; o significa o Super 8 do titulo? Super 8 é um tipo de filme, lançado na decada de 60, ele é um tipo de 8mm melhorado, o mesmo que os meninos usam nas suas gravações. Somente assistindo ao filme que dá para entender pq o longa tem esse nome (não é so pq é o tipo de filme usado pelos garotos). Produzido por ninguem menos que Steven Spielberg, Super 8 é diversão garantida, tem um visual que lembra muito E.T, o que pelo fato de se tratar também de uma ficção científica com crianças como protagonistas, acaba se tornando impossível de não compararmos algumas coisas, principalmente o relacionamento entre os personagens. Em ambos os filmes, o sentimento de amizade e cumplicidade está la, no primeiro entre um humano e um alienigena e nesse, entre crianças de apenas 13 anos. J.J.Abrams declarou, que o filme acima de tudo é uma história sobre relacionamentos, entre pais e filhos e entre amigos, toda a ação é somente um pano de fundo para tudo isso. O filme não foi um sucesso estrondoso de bilheteria, mas também passou longe de ser fracasso. Na minha humilde opinião, o que faltou foram nomes conhecidos do grande publico, para atrair mais espectadores, pelo menos uma pessoa famosa, ja chamaria atenção, pois a história é boa. Não acredito que no Brasil ele se torne um grande sucesso, até porque já notei que o que faz muito sucesso por aqui são comédias, filmes infantis e franquias. Mas recomendo esse filme, é muito divertido e humano, os atores mesmo desconhecidos, são carismáticos e é uma ficção cientifica com lições de amizade e familia, algo que quase não vemos mais no cinema.

Um comentário:

  1. É totalmente anos 80!!! O espírito aventuresco dos filmes infanto-juvenis daquele época está todo no filme... principalmente, os Blockbusters do Spielberg.

    IMPOSSÍVEL não remeter ao clássico "ET" pela busca dos meninos em volta do alienígena e, principalmente, pelo final de desdepedida. E quando eles andam de bicicleta, também é IMPOSSÍVEL não remeter ao outro clássico "Os Goonies"... até o casaco amarelo do gordinho desse filme é o MESMO casaco do gordinho dos Goonies! A trilha sonora do competente Michael Giachinno lembra e MUITO as trilhas do mestre John Williams. Antes de mais nada, é um filme-homenagem à justamente a esses filmes.

    PS: O filme dos zumbizinhos que eles fazem no final é ÓTIMO também, rs.

    ResponderExcluir