terça-feira, 11 de junho de 2013

O Grande Gatsby (Cinema)

Nick Carraway, um jovem comerciante de Midwest, se muda para Nova York na esperança de uma vida melhor, trabalhando em Wall Street, que estava passando por um bom momento. Nick era amigo dos tempos de faculdade, de Tom Buchanan, um antigo atleta universitário abastado, e sua mulher Daisy, que é prima de Nick. Ele então se estabelece em uma pequena e aconchegante casa, no West Egg, em Long Island, ao lado de uma mansão, onde aconteciam grandes festas toda semana. A tal mansão pertencia ao misterioso Jay Gatsby, um milionário cuja fortuna era motivo de rumores e nenhum dos convidados dessas festas sabe muito bem sobre o passado de seu anfitrião. Carraway um dia recebe um convite pessoal de Gatsby para ir a uma de suas festas, sendo que ninguém jamais recebeu um convite formal para ir a nenhuma das festas, as pessoas simplesmente apareciam por lá. Nick então descobre que Gatsby e Daisy são conhecidos de longa data e ele ainda gosta muito dela e vice-versa. Paralelamente sabemos que Tom Buchanan tem um romance extra conjugal com a esposa de seu mecânico, uma mulher chamada Myrtle, para a qual ele inclusive mantém uma apartamento na parte mais pobre da cidade, para eles se encontrarem em segredo. Não posso falar muito mais sobre a história sem revelar detalhes importantes, que podem estragar as surpresas do filme, para os que forem assistir. O livro O Grande Gatsby é considerado como um dos maiores romances de todos os tempos, sendo inclusive mandatório em alguns cursos de nível superior nos EUA. A história é muito bonita, aquele tipico filme, "a cara do Baz Luhrman", com muita musica boa, romance, amizade, ilusões, riqueza, muitas cores e uma grande tragédia. O elenco foi muito bem escolhido, Leonardo DiCaprio, sempre perfeito, dá um toque sensível e majestoso ao seu Gatsby (nunca vi o do Redford então nao posso comparar, mas ele deve ter ficado ótimo também), Tobey Maguire consegue nos fazer sentir sua amizade e devoção ao protagonista (até pq o sentimento é verdadeiro, ele e o Leo são amigos de infância), Carey Mulligan, com aquela cara de menina indefesa, deixa sua Daisy bem fragil, como deveria e Joel Edgerton como o autoritário Tom também caiu muito bem, principalmente por seu jeito e voz imponente. Filme excepcional, pena que foi distribuído em 3D. Muitas cores e fogos de artificio em 3D, não achei que deu muito certo :(

Um comentário:

  1. Apesar de triste, trágico e até cruel em torno de alguns personagens, O Grande Gastby mantém exibindo o talento estético de Bahz Luhrman, e sua paixão por músicas ou números musicais.

    Uma coisa é certa: Leonardo DiCaprio mais uma vez, roubando cenas... e, ainda consegue sorrir e exibir um ar jovial que há muito não víamos mais nele!

    ResponderExcluir