quinta-feira, 13 de junho de 2013

Antes da Meia-Noite (Cinema)

Depois de mais de 9 anos esperando para saber se Jesse pegaria aquele avião de volta aos EUA ou não, a espera acabou. Ontem, dia 12/06, Dia dos Namorados, teve a primeira pré-estreia do filme Antes da Meia-Noite, filme esse que encerra a mais bela trilogia romântica dos ultimos tempos no cinema. Em 1995, o trio de roteiristas (que são os protagonistas e o diretor) nos agraciou com Antes do Amanhecer, filme onde Jesse e Céline se conheceram em um trem a caminho de Viena, onde resolvem descer e passar o resto do dia. Nos apaixonamos pelos personagens, mas ficamos sem saber se eles se reencontrariam ou não. Em 2004 foi a vez de Antes do Por do Sol, que na minha opinião ainda é o melhor dos três, onde o casal se reencontra após 9 anos, dessa vez em Paris, respondendo a grande questão do final do primeiro filme e nos deixando mais uma, Jesse pegou ou não o avião para os EUA?  Dessa vez, Jesse e Céline estão na Grécia passando as férias e já estão na casa dos 40. Mais uma vez, o trio Ethan Hawke, Julie Delpy e Richard Linklater nos traz um roteiro como sempre focado principalmente nas conversas dos protagonistas, falando do passado, de familia, futuro, maturidade, amor, dentre outras coisas. Como estão mais maduros, seus dialogos também são mais centrados. Mais uma vez podemos ver a naturalidade do casal de protagonistas diante da tela, o modo como eles conversam, realmente nos passam aquele sentimento de duas pessoas que se conhecem há muitos anos e possuem uma grande cumplicidade. O filme é lindo, assim como os outros, a fotografia maravilhosa e a dupla de protagonistas excepcional como sempre. Fico triste em saber que daqui a 9 anos provavelmente não saberei como seriam Jesse e Celine aos 50. Mas não há o q reclamar, ainda ficamos com aquele sentimento de positivismo e esperança que esses dois personagens sempre nos passaram ao longo desses 18 anos. Que Jesse e Céline sejam muito felizes.

Um comentário:

  1. Gostei, mas achei inferior aos dois primeiros... aqui, a gente apenas acompanha uma crise no relacionamento de Jesse e Celine desencadeada pela frustração dele em não estar mais presente na vida do filho e dela por neuroses extraídas dessa frustração dele.

    O que fica claro, é que Jesse luta MUITO MAIS pelo relacionamento do que ela... e, sinceramente, não gostei de saber disso. Mas no geral, o filme mantém a naturalidade e o clima descontraído que o casal sempre teve!

    ResponderExcluir