terça-feira, 25 de outubro de 2011

Contagio (Festival do Rio)

Esse foi o primeiro filme do festival que eu assisti. Esse será o tipo do filme, que terá um enorme publico. Afinal, o diretor é ninguem menos que Steve Soderbergh (aqui provavelmente sera vendido como; "do mesmo diretor de Onze homens e um segredo", aposto) e no elenco nomes como o de Matt Damon, Jude Law, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Marion Cottilard e Lawrence Fishburne, com certeza atrairá muita gente. Na minha humilde opinião, essa fórmula de virús que dizimou boa parte da população mundial, já está um pouco batida, mas nas mãos de um bom diretor, nem tanto. Antes disso, sempre ouvi as pessoas elogiando o filme extermínio, do também oscarizado Danny Boyle, mas nunca o assisti. Esse já começa fazendo a contagem dos dias, quando a personagem da Gwyneth Paltrow, esta no aeroporto falando ao telefone e tossindo, esse é o dia 2. Sem spoilers, pois esta no trailer, a personagem dela, morre logo vitima do tal virus. Porém o grande problema de um contagio é; quantas pessoas ela contaminou antes de morrer? Ela esta em uma viagem de negócios em Hong Kong, fez uma escala em  Chicago e voltou para casa em Minnesota. Seria ela a paciente 0? Ou teria sido contaminada por outra pessoa? Essas são as grandes perguntas do filme, além das principais, obviamente: o que é o virus? Como pode ser combatido? Matt Damon vive o marido de Paltrow, que passa pelo drama de proteger a filha adolescente do virus. Kate Winslet, Lawrence Fishburne e Marion Cottilard vivem cientistas em busca de uma solução para o problema e Jude Law vive um jornalista sensacionalista. Achei o filme bom, mas não sou muito fã do genero. Talvez pessoas que apreciem mais essa temática, podem dizer melhor se é bom ou ruim. Os atores estão ótimos, Soderbergh sabe como escolher um bom elenco. Nos EUA, a receptividade foi morna e não vi uma grande procura no festival, pelo menos a sessão em que eu fui, estava bem vazia. Recomendo!

Um comentário:

  1. Realmente é um filme que pode agradar um público mais interessado em dramas e desenvolvimentos políticos... com um fundo, claro, na medicina e na possibilidade real de uma epidemia virótica.

    Logo, quem for ver esperando ação e muitas mortes, pode se arrepender... ele não é desse tipo tão adrenalínico, mas também não é lento. Ficamos mesmo apreensivos em alguns momentos tensos!

    O legal foi do filme é exatamente tentar responder todas essas perguntas que vc levantou... e é interessante também a cena final quando é revelado como a doença se propagou pelo mundo.

    "aqui provavelmente sera vendido como: 'do mesmo diretor de Onze homens e um segredo', aposto" (KKKKKK... é exatamente isso que imaginei também!!!)

    Bjs! ;-)

    ResponderExcluir