quinta-feira, 28 de abril de 2011

Panico 4

O primeiro filme da franquia Pânico foi lançado em 1996, Neve Campbell estava no auge, o seriado que a lançou, Party of Five, era um dos mais assistidos nos EUA, assim como Courteney Cox, que era uma das integrantes do elenco do megasucesso televisivo Friends. A história do original acompanha Sydney (Campbell) sendo perseguida por um assassino mascarado, mas até o momento final, não sabemos porque ele estava atrás dela. No meio de ataques e mortes, ela é ajudada por Gale Wheathers (Cox) e o assistente do xerife Dewey (David Arquette), que continuaram como personagens fixos, inclusive neste ultimo filme. O longa, que foi um dos responsáveis pela volta à moda do genero "terror teen" era discreto, o elenco apesar de serem conhecidos do publico americano, não era tão famoso aqui no Brasil. Tanto que ele passou despercebido nos cinemas por aqui. Porém lá fora, o filme foi tão cultuado, que Wes Craven se tornou o rei do terror teen. Foi então que as pessoas por aqui começaram a alugar para saber do que se tratava a história. Pronto, sucesso total. Daí em diante foi lançado Panico 2 em 1997, apenas um ano depois e foi outro sucesso. Então deram uma pausa e resolveram fazer uma trilogia, e em 2000 foi lançada a parte final, Panico 3. Acredito que muitos achavam que a formula de Panico havia ficado batida ou ficado no passado, porém Wes Craven mostrou que a franquia pode continuar a ser popular mesmo depois de 15 anos. Nesse novo longa Sydney retorna a sua cidade natal, Woodsboro para lançar um livro de auto ajuda e paralelamente, os assassinatos recomeçam, reunindo ela, Gale e Dewey, que agora é o xerife. O estilo é o mesmo, mortes, sangue e muitos gritos, porém vemos que nossos protagonistas estão mais maduros e uma nova geração aparece, sem conseguir roubar a cena deles. O que prova que Craven não perdeu o jeito. Gostei muito do filme, mas confesso que foi desnecessário, já que não acrescenta nada a história inicial. Os primeiros 3 filmes ainda continuam sendo uma trilogia, esse é somente uma continuação e não parte de uma quadrilogia fechada. Vale a pena assistir aos fãs da franquia, até pela curiosidade.


Um comentário:

  1. É até bem divertido, mas como vc falou, desnecessário mesmo! Nem digo que foi apenas um "caça-níquel" pq percebe-se que Craven se importa em contar uma história, envolver o espectador nela e amarrar bem os mistérios... talvez, seu grande erro nesse, foi exagerar demais em algumas sequências (é a primeira vez que vemos algo tão EXPLÍCITO em uma cena de morte na série Pânico, como na hora em que vemos as tripas da vítima na cama) e escrachar em outras, como o xerife(logo ele, rs) apanhar tanto e a sobrinha de Sidney ter uma força descomunal, que mas parece o The Rock! rsrs

    Aliás, a personagem feita pela sobrinha de Julia Roberts é até interessante, mas na minha opinião, ela tem que voltar pro TEATRO! Pq é uma atriz muuuuuito fraquinha!

    No geral, Pânico 4 diverte mas nada além disso. O que nos deixa com a CERTEZA de que a Trilogia é realmente BEM MELHOR!!!

    Bjs

    ResponderExcluir