sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (Cinema)

Como falar sobre Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, se nunca referenciei aqui no blog nenhum dos filmes anteriores? Bom, para os que não estão familiarizados com a franquia (que devem ser poucos), vou comentar rapidamente a historia dos dois primeiros filmes. O primeiro longa se chama somente Jogos Vorazes, tem o seu trio de protagonistas interpretados por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth, lançado em 2012, conta a historia de um futuro devastado onde o mundo foi dividido em distritos e governado por unico presidente, e para variar o sujeito é um tirano. Para divertir (sadicamente) seus espectadores, foi criada uma competição chamada de Jogos Vorazes, onde 2 jovens de cada distrito são escolhidos para o representar na competição. Obviamente, o jogo é extremamente violento e até a morte. Teoricamente, a lei dos jogos é como a dos Highlanders; no final, só pode haver um! Porém nossa heroina Katniss Everdeen, quebra essa regra, deixando seu companheiro Peeta Mellark vivo. No segundo filme, chamado Jogos Vorazes: Em Chamas, a dupla de campeões é convocada mais uma vez para os jogos, após o inicio de rebeliões por causa de seus feitos durante os primeiros jogos. Portanto, por se tratar do aniversário de 75 anos do evento, será o terceiro ano do chamado Massacre Quaternário, uma edição de luta na arena com regras ainda mais duras. Ou seja, dessa vez, os dois além de lutarem por suas vidas, precisam proteger seus amigos e familiares. No final desse filme Katniss destrói a redoma em torno do local onde os jogos são realizados e enquanto ela é regastada pelos rebeldes, Peeta é capturado pelo governo.
A partir daí começa o terceiro longa, com Katniss se tornando o tordo; o símbolo da rebelião, enquanto que Peeta é a voz do governo, tentando fazer com que as pessoas desistam de lutar contra seu tirano presidente Snow. Não há muito o que contar sobre a história principal dessa terceiro filme, somente que se trata mais uma vez de uma história de sobrevivência e esperança. Katniss se torna a esperança de um povo que era obrigado a obedecer a todas as ordens de um ditador que os tratava como animais e que agora, pela primeira vez possuem a chance de lutar contra isso e conseguir sua liberdade. Além de ter a responsabilidade de ser um simbolo para seu povo, nossa heroína ainda precisa correr contra o tempo para resgatar Peeta, que a cada pronunciamento parece estar mais desgatado e morrendo. O filme como já é de se esperar, por tratar da primeira parte, como diz o título, termina em aberto, com um gancho para o desfecho final, que somente ocorrerá na segunda parte. 
A franquia Jogos Vorazes, assim como a franquia Divergente, nos apresentam heróinas nas quais seu povo depositam toda a sua confiança e esperança. Diferentemente da Saga Crepusculo, onde tinhamos uma heroina apática, que não nos despertava nenhuma empatia. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 estreiou em meados de novembro e ainda está sendo exibido em muitas salas de cinema pelo país. A segunda parte só entrará em cartaz em novembro de 2015. Consegui assistir após duas semanas, de tão cheio que estavam os cinemas, mas valeu a pena, os roteiristas não se perderam e a história continua concisa, pelo menos para pessoas como eu, que não leram o livro, pois sei que filmes sempre ficam aquém de livros no quesito de detalhes. Um filme que vale a pena assistir, principalmente para os fãs da franquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário