sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estreias da Semana - 28/09/2012

Essa semana não haverão muitas estreias, pois é o momento em que a cidade se torna a capital do cinema mundial, ou seja, quando começa o Festival do Rio 2012.  São tantos filmes distribuidos por tantas salas de cinema pela cidade, que não há espaço para muitas grandes estreias.  Portanto devido a essa grande diversidade de filmes que haverá nos cinemas cariocas durante as proximas duas semanas, as distribuidoras nacionais resolveram liberar somente uma grande estreia para esse dia 28 de Setembro;
Para saber mais informações sobre o festival, só acessar o site abaixo:
http://2012.festivaldorio.com.br/


LOOPER



Ambientado em um futuro próximo, um grupo de assassinos conhecidos como Loopers trabalham para um sindicato do crime. Eles são enviados do futuro para o presente, para matarem criminosos antes que os crimes sejam cometidos. Mas quando um deles descobre que foi enviado para o passado para matar a si mesmo, o sistema começa a ser questionado.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Extermínio 2 (DVD)

Exterminio 2 foi o nome dado ao filme 28 Weeks Later aqui no Brasil. Se compararmos com o primeiro, cujo o titulo brasileiro não tinha absolutamente nada a ver com o original, aqui o nome é até aplicável, pois realmente há um "extermínio" e não só por parte dos infectados. Porém o nome original, 28 semanas depois, remete ao fato de que logo no inicio do longa, nos é explicado o que aconteceu após a epidemia original, mostrada no primeiro filme e como os infectados morreram de fome após 5 semanas. Então pouco tempo depois disso, o governo americano colocou suas forças no local para começar a limpeza e posteriormente a repopulação do país por areas e como tudo chegou as 28 semanas depois, do titulo. Robert Carlyle é o protagonista apático desse longa, quejá posso adiantar, é infinamente inferior ao anterior. Logo na cena de abertura, vemos o cara abandonar sua esposa para ser "abocanhada" por infectados e fugir pelo mar, vendo todos os seus amigos serem deixados para trás. Mais tarde ele explica a seus filhos, que estavam em outro país, que ele ficou de quarentena, até a liberação de algumas areas. Paralelamente vemos a ação do governo americano, representado por Idris Elba, Rosie Byrne e Jeremy Renner. O longa acompanha os filhos do personagem de Carlyle, que após uma visita a sua antiga casa em busca de alguns pertences, encontram sua mãe, que eles julgavam estar morta, escondida no sotão. Um detalhe importante, a casa fica em uma das areas que não estavam liberadas ainda. A mulher então é levada para a cidade para passar por testes para saber se ela estava ou não infectada e para surpresa de todos, ela estava e a partir daí que tudo começa a acontecer novamente.

Em relação ao elenco, podemos dizer que Idris Elba tem um personagem um pouco menos de ação que usual, Rosie Byrne é uma personagem pela qual não torcemos (muito chatinha) e Renner como sempre, carrega o filme. Preciso parar aqui em protesto pelo Renner, que esse ano finalmente teve seu talento reconhecido em Hollywood, afinal quem foi que carregou SWAT (que convenhamos, apesar de não ser ruim também está longe de ser bom e o restante do elenco, que já era conhecido na epoca não se destacou tanto quanto ele) e Guerra do Terror  (nesse ele teve seu talento reconhecido com uma indicação ao Oscar) nas costas? De quem era o personagem mais interessante em Atração Perigosa (outra indicação da academia)? Aqui acontece a mesmíssima coisa, o filme só é interessante nos momentos em que ele aparece, pois nenhum personagem naquele filme é interessante. Não conseguimos torcer por nenhum deles ou sentir alguma tristeza quando algum deles morre, ao contrario do primeiro filme, que ficamos apreensivos querendo saber o que acontecerá com cada um deles e ficamos tristes a cada morte que ocorre. O filme é fraco e bem inferior ao antecessor, mas não é de todo ruim, afinal tem o Jeremy Renner como herói ;)

Obs: Veja na Tv, não perca tempo baixando ou alugando.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Extermínio (DVD)

Outro dia, estava eu sentada no sofá, aguardando o inicio de The Big Bang Theory na Warner e comecei a zapear no controle da TV por algo que me ocupasse durante uns 15 minutos e eis que estava passando no Megapix (se não me engano) o filme Extermínio 2, que acabou por ganhar minha atenção. No entanto, preferi não assistir, vai que estava no final e eu iria estragar tudo assistindo. E se o filme fosse bom e eu tivesse vontade de assistir em uma outra ocasião? Bom, fiz isso, não assisti e fiquei com uma enorme curiosidade de saber o que aconteceria depois. Porém, para assistir o 2, precisava assistir o primeiro. Então resolvi tomar vergonha na cara e assistir os dois. Portanto, começando pelo primeiro, que foi escrito e dirigido pelo diretor premiado Danny Boyle e tem no seu elenco Cillian Murphy e Naomie Harris como protagonistas. A história é simples, tudo começa 28 dias após um grupo de hambientalistas libertar alguns macacos, que estavam trancados em jaulas, em um laboratório e infectados com um virús da raiva, que de acordo com um medico que estava no local, era altamente contagioso se contraído por humanos. Em seguida corta para um leito de hospital, onde estava Jim (Murphy) um dos ultimos sobreviventes de um virús que tomou conta da Grã-Bretanha. A partir dai, acompanhamos o personagem em sua luta por sobrevivencia em um local devastado e habitado por pessoa infectadas que só pensam em matar e morder umas as outras. Em busca de respostas e outros sobreviventes, Jim encontra Selena e juntos os dois cruzam Londres até encontrar um homem e sua filha adolescente. Eles entao se juntam e resolvem ir até Manchester em busca de um bloqueio militar, de onde supostamente foi enviada uma mensagem dizendo que lá havia abrigo e segurança. Porém não foi só isso que eles encontraram. 

O filme trata muito bem dessa questão de "infectados", se importando em não tratá-los em momento algum como "zumbis". Até porque se pararmos para analisar a diferença entre estes e outros classicos zumbis, notaremos que estes se tranformam após 20 segundos de contaminação, são rápidos, espertos e sua caracteristica mais marcante na aparência, são os olhos vermelhos. A direção de Boyle, dá um ar diferente ao longa, menos depressivo em alguns momentos. tão tenso como deveria ser em situações de perigo e que em vários momentos nos faz esquecer da situação em que eles estão, dando aos personagens (e a nós espectadores) uma sensação de esperança no final das contas. Além de tudo, o protagonista é interpretado pelo sempre ótimo Cillian Murphy, que devido a sua sempre competente atuação, nos faz crer em seu personagem, que começa como um cara completamente inocente, mas que tem de se adaptar a violência para sobreviver e ajudar seus amigos. Ótimo filme, deveria passar mais vezes na TV.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Legado Bourne (Cinema)

Quando a sequencia de O Ultimato Bourne foi anunciada, muitos fãs ficaram na expectativa, afinal o terceiro longa da franquia sobre o agente Jason Bourne foi um sucesso estrondoso. Porém quando o diretor Paul Greengrass abandonou o projeto, o protagonista Matt Damon também abandonou o barco, deixando todos os envolvidos sem saber o que fazer. Após a tormenta, veio a solução, criar um novo roteiro, que muitos achavam que incluiria Jason Bourne na pele de outro ator, mas felizmente não foi o que aconteceu, contratar um novo diretor e um novo protagonista. Em 2010, logo após ser anunciado como suposto novo protagonista da franquia Missao Impossivel (isso não aconteceu) e o Gavião Arqueiro (em Thor e Os Vingadores), Jeremy Renner foi escalado como o novo super agente do governo nos moldes de Jason Bourne. Tony Gilroy, roteirista dos filmes anteriores assumiu a direção nessa nova aventura, que ao contrario dos anteriores, não é uma adaptação de uns dos livros da serie. Após O Ultimato Bourne, Jason se torna um professor universitario que age como detetive (nunca li os livros depois do Ultimato, portanto não sei detalhes sobre a historia) e a partir do quarto livro, o escritor é o filho de Robert Ludlum, que já havia falecido na época. No longa, acompanhamos Aaron Cross, um agente de campo que faz parte da operação Outcome, que possui outros como ele, que tomam pilulas para melhores seu desempenho fisico e mental, uma especie de super soldado moderno. Porém apos o vazamento de um video onde dois renomados cientistas que trabalham para a CIA e criadores de programas como o Treadstone, que foi revelado para a Imprensa no final do terceiro filme. Por conta disso, o Coronel Ric Byer é convocado para resolver o que fazer e a solução dada por ele é fechar o Outcome, de cima para baixo. A partir daí todos os agentes começam a ser eliminados e Aaron é um deles. Juntamente com os agentes, estão os cientistas, incluindo a medica Martha Shearing, que durante a projeção é ajudada e ajuda Aaron em muitas ocasiões. 


O objetivo do primeiro longa foi mostrar a dependencia dos agentes àos remédios para aprimorar suas habilidades e a fuga de Aaron e Martha por varios paises para não serem eliminados pelo governo. Eu disse primeiro, pois já foi anunciado que esse se trata da primeira parte de uma nova franquia, que dessa vez tem como protagonista Aaron Cross. O filme é ótimo, principalmente se considerarmos todos os problemas que a produção sofreu no inicio. Apesar de algumas criticas reclamarem do estilo de direção de Gilroy, eu achei que isso não comprometeu o resultado final, pois quantos espectadores se ligam em takes rápidos, tremidos, tomadas longas, curtas, acho que não são tantos assim. O elenco acho que superou os dos filmes com o Matt Damon. Agora temos Rachel Weisz como protagonista feminina, Edward Norton (todos sabem o quanto eu adoro o Ed!) como o antagonista e Jeremy Renner (sempre sensacional, adoro ele) como o protagonista. Além de algumas participações especiais como; Joan Allen, Albert Finney, Scott Glenn e Stacy Keach. Vale a pena ir no cinema assistir! Eu pelo menos já assisti duas vezes :)



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estreias da Semana - 21 de Setembro de 2012



TED



Um cara normal de Boston (Mark Wahlberg) que na infância desejou que seu urso de pelúcia ganhasse vida viu esse sonho se realizar. O problema é que o urso, desbocado e folgado, que o tem acompanhado a vida toda, começa a complicar a sua rotina de adulto. Obs: O criador e dublador do Ted (o ursinho) é Seth MacFarlane, o mesmo de Uma Familia da Pesada e American Dad.


DREDD



Joe Dredd (Karl Urban) é um dos mais temidos juízes nas ruas de Mega City One, com o poder de impor a lei, sentenciar os criminosos e executá-los no local, quando necessário. Já Cassandra Anderson (Olivia Thirlby) nunca conseguiu passar no teste para tornar-se uma juíza, mas é aceita como recruta da corporação por seu excepcional poder de ler mentes. Os dois se unem numa missão: invadir o gigantesco bloco residencial Peach Trees, onde o bando de Ma-Ma (Lena Headey) controla a produção da droga do momento, a Slo-Mo.


PODER PARANORMAL



Margaret Matheson (Sigourney Weaver) é uma professora de psicologia que, em parceria com o seu ajudante, Tom Buckley (Cillian Muprhy), tenta desmascarar supostos psíquicos. O caminho dos dois se cruza com o de um vidente cego renomado mundialmente, Simon Silver (Robert De Niro), que reaparece depois de 30 anos afastado da mídia.


TINKER BELL - O SEGREDO DAS FADAS



  Tinker Bell, Periwinkle e seus amigos se aventuram na floresta de inverno para encontrar o segredo das fadas de asas.


ESTREIAS PASSADAS QUE AINDA ESTÃO NO CINEMA ;)


RESIDENT EVIL - RETRIBUTION



No quinto filme da série, Alice (Milla Jovovich) se vê presa num complexo da Corporação Umbrella sob uma geleira na Rússia, e precisa contar com uma aliança até então improvável para continuar combatendo a infestação zumbi e os planos de controle global da organização.


VIZINHOS IMEDIATOS DE 3º GRAU



Um grupo que faz a vigilância da vizinhança descobre, durante a ronda, um plano alienígena que pode destruir o planeta.


ABRAHAM LINCOLN: O CAÇADOR DE VAMPIROS



Adaptação ao cinema do livro de Seth Grahame-Smith (autor de Orgulho e Preconceito e Zumbis). O filme conta a história da luta do presidente Abraham Lincoln (Benjamin Walker) para livrar o mundo da praga dos vampiros, o verdadeiro motivo por trás da Guerra da Secessão.


O LEGADO BOURNE



Quarto capítulo da franquia Bourne, o filme empresta apenas o título da série criada por Robert Ludlum e estrelada inicialmente por Matt Damon. A trama original acompanha um novo agente, Aaron Cross (Jeremy Renner), recrutado pelo governo em um projeto secreto que parece ser a versão aprimorada do Programa Treadstone.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Ditador (Cinema)

O Ditador não é somente mais um dos filmes criticos de Sacha Baron Cohen. Quando assisti percebi se tratar de mais uma de suas comédias rasgadas e exageradas, porém com uma pequena e tênue diferença em relação a seus longas anteriores Borat e Bruno, esse filme foi feito para ser comercial, algo que os outros não pretendiam ser. Borat pelo que vi foi uma especie de experimento, um filme que podemos classificar como uma comedia-crítica, pois o jornalista viaja para determinados lugares somente para criticar aspectos de suas culturas. Algumas coisas fazem sentido, porém outras nos deixam a pensar; "não é um tremendo exagero?" Mas o filme foi um sucesso, porém em alguns paises por ser muito critico, teve uma exibição muito modesta. O que não o impediu de se tornar um cult. Sim, ele é, acredite! Bruno, é a história de um estilista gay, igualmente exagerado e cheio de criticas aos aspectos futeis do mundo fashion (nunca assisti a esse filme, mas acredito que sob a visão dele, tudo se tornou muito louco). Agora em O Ditador, ele interpreta o General Aladeen, soberano da República de Wadiya, país ficticio localizado no norte da Africa. Neste filme ele critica varios aspectos da política mundial, sem ter o clima de documentario de seus longas anteriores. Na história, Aladeen dedica sua vida a garantir que a democracia jamais chegue ao seu país, enquanto ergue estátuas em sua homenagem e cria seus próprios Jogos Olímpicos (onde ele sempre ganha, obvio), além de mandar matar qualquer um que o contrarie. Quando a comunidade internacional suspeita que Wadiya está construindo uma arma nuclear, ele é intimado a se explicar na sede da Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos. Mas seu encontro com a democracia americana não se passa exatamente como ele esperava e ele tem sua barba real cortada e se vê obrigado a se virar pelos EUA enquanto aguarda o dia da reunião na sede da ONU, na qual precisa entrar de qualquer jeito para desmascarar os tridores de Wadiya. Aos trancos e barrancos Aladeen é obrigado a se virar para sobreviver entres os americanos. O filme rende boas risadas e momentos que apesar de comicos, nos fazem refletir sobre a situação mundial e principalmente sobre o que acontece em alguns paises da Africa e Oriente Medio, onde atrocidades como as que são citadas na ficção, são uma realidade. Vale a pena assistir!