quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Oscar 2013


Demorei mas consegui. Finalmente estou conseguindo terminar meu post sobre o oscar, que comecei na segunda-feira e só não tinha conseguido publicar devido a minha falta de tempo por causa do trabalho. Mas vamos lá, falar do que aconteceu na festa. Bom, podemos dizer que o resultado do Oscar e seus debates feitos entre cinéfilos, é como comparar uma conversa (ai ja não chamo de debate) sobre futebol entre torcedores, pois se conversar demais vira discussão. Confesso que gostaria que O Lado Bom da Vida tivesse conseguido mais estatuetas, mas como gostei da maioria dos filmes desse ano, não posso dizer que estou totalmente insatisfeita com o resultado final. Apenas um fato posso destacar facilmente e boa parte da nação cinéfila vai concordar, Emmanuelle Rivá merecia aquele premio de melhor atriz, muito mais do que a Jennifer Lawrence. Não que a menina não tenha merecido, pois ela mereceu, está muito bem em sua personagem, porém a personagem de Riva requer um trabalho muito mais minucioso e a personagem em si, é muito mais tocante que a viúva maluquete da Lawrence. No mais, não posso dizer que foram injustiças, somente que foram diferentes de minha opinião, assim como a de muitas pessoas. Animação por exemplo, eu preferia o Frankieweenie, canção: Before My Time e maquiagem seria O Hobbit. De forma geral, achei a cerimonia deste ano muito menos artificial que a ultima, o apresentador Seth MacFarlane inovando com algumas de suas piadas, Jennifer Lawrence tropeçando nos degraus da escada quando foi receber seu premio


e o melhor momento da noite, 
o ursinho Ted aprontando das suas. 




Abaixo está a lista dos grandes vencedores do Oscar 2013.

Melhor filme

Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
A Hora Mais Escura
Os Miseráveis
O Lado Bom da Vida
Indomável Sonhadora
Amor




Melhor ator

Daniel Day-Lewis - Lincoln
Joaquin Phoenix - O Mestre
Denzel Washington - O Voo
Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
Hugh Jackman - Os Miseráveis

Melhor atriz

Jessica Chastain -A Hora Mais Escura
Naomi Watts - O Impossível
Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
Emmanuellle Riva -Amor
Quvenzhané Wallis - Indomável Sonhadora

Melhor ator coadjuvante

Alan Arkin - Argo
Philip Seymour Hoffman - O Mestre
Tommy Lee Jones - Lincoln
Christoph Waltz - Django Livre
Robert De Niro - O Lado Bom da Vida

Melhor atriz coadjuvante

Amy Adams - O Mestre
Sally Field - Lincoln
Anne Hathaway - Os Miseráveis
Helen Hunt - As Sessões
Jacki Weaver - O Lado Bom da Vida



Melhor diretor

Ang Lee - As Aventuras de Pi
Steven Spielberg - Lincoln
Michael Haneke - Amor
David O. Russell - O Lado Bom da Vida
Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora



Melhor roteiro original

Mark Boal - A Hora Mais Escura
Quentin Tarantino - Django Livre
Michael Haneke - Amor
Wes Anderson, Roman Coppola - Moonrise Kingdom
John Gatins - O Voo

Melhor roteiro adaptado

Chris Terrio - Argo
Lucy Alibar, Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora
David Magee - As Aventuras de Pi
Tony Kushner - Lincoln
David O. Russell - O Lado Bom da Vida

Melhor filme em lingua estrangeira

Amor (Áustria)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
Kon-Tiki (Noruega)
No (Chile)
War Witch (Canadá)

Melhor longa animado

Valente
Frankenweenie
Detona Ralph
ParaNorman
Piratas Pirados!

Melhor trilha sonora original

Dario Marianelli - Anna Karenina
Alexandre Desplat - Argo
Mychael Danna - As Aventuras de Pi
John Williams - Lincoln
Thomas Newman - 007 - Operação Skyfall

Melhor canção original

"Before My Time" - Chasing Ice
"Everybody Needs A Best Friend" - Ted
"Pi's Lullaby" - As Aventuras de Pi
"Skyfall"- 007 - Operação Skyfall
"Suddenly" - Os Miseráveis

Melhores efeitos visuais

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi
Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Melhor maquiagem

Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis

Melhor fotografia

Anna Karenina
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 - Operação Skyfall

Melhor figurino

Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
Espelho, Espelho Meu
Branca de Neve e o Caçador

Melhor direção de arte

Anna Karenina
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln

Melhor documentário

5 Broken Cameras
The Gatekeepers
How to Survive a Plague
The Invisible War
Searching for Sugar Man

Melhor documentário em curta-metragem

Inocente
Kings Point
Mondays at Racine
Open Heart
Redemption

Melhor montagem

Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura

Melhor curta

Asad
Buzkashi Boys
Curfew
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
Henry

Melhor curta animado

Adam and Dog
Fresh Guacamole
Head over Heels
Maggie Simpson in "The Longest Daycare"
Paperman

Melhor edição de som

Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
007 - Operação Skyfall
A Hora Mais Escura

Melhor mixagem de som

Argo
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 - Operação Skyfall

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Estreias da Semana - 22 de Fevereiro de 2013


Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer
Nova York, Estados Unidos. O policial John McClane (Bruce Willis) está em busca de informações sobre o filho, Jack (Jai Courtney), com quem não fala há alguns anos. Com a ajuda de um amigo, ele descobre que Jack está preso na Rússia, acusado de ter cometido um assassinato. John logo parte para o país na intenção de rever o filho e, pouco após chegar, acaba encontrando-o em plena fuga do tribunal onde seria julgado. Jack está com Yuri Komorov (Sebastian Koch), um terrorista que diz ter em mãos um dossiê que pode incriminar um potencial candidato à presidência russa, Chagarin (Sergey Kolesnikov). Ele não gosta nem um pouco de reencontrar o pai, mas a insistência de John em ajudá-lo acaba, aos poucos, quebrando o gelo entre pai e filho. 

O Reino Gelado
Desejando criar um novo mundo no qual o vento polar esfrie as almas humanas, a Rainha da Neve cobriu o planeta com gelo e ordenou a destruição de todas as artes e artistas. De acordo com as previsões de um espelho mágico, a última ameaça aos seus planos estaria no mestre-vidreiro Vegard, cujos espelhos refletem as almas das pessoas. Vegard e sua esposa Una são sequestrados, deixando seus filhos Kai e Gerda para trás. O tempo passa e os servos da Rainha capturam também Kai, acreditando que o garoto é o sucessor de seu pai. Mas sua irmã Gerda, uma jovem muito corajosa, embarca em uma jornada pelo reino, encarando todos os obstáculos para salvar o irmão e voltar a aquecer os corações das pessoas.

Indomável Sonhadora
Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) é uma menina de apenas 6 anos de idade que vive em uma comunidade miserável isolada às margens de um rio. Ela está correndo o risco de ficar órfã, pois seu pai (Dwight Henry) está muito doente. Ele, por sua vez, se recusa a procurar ajuda médica. Um dia, pai e filha precisam lidar com as consequências trazidas por uma forte tempestade, que inunda toda a comunidade. Vivendo em um barco, eles encontram alguns amigos que os ajudam. Entretanto, o pai vê como única saída explodir a barragem de uma represa próxima, o que faria com que a água baixasse rapidamente e a situação voltasse a ser como era antes.

O Dobro Ou Nada
Beth Raymer (Rebecca Hall) é uma sonhadora incorrigível que trabalha como dançarina em uma casa de striptease em Tallahassee. Sua vida muda quando conhece Dink Heimowitz (Bruce Willis), um dos jogadores mais conhecidos da atualidade, que participará de um campeonato de pôquer em Las Vegas. Beth logo se torna sua assistente, mas precisa lidar com as ameaças da esposa de Dink, Tulip (Catherine Zeta-Jones), uma showgirl aposentada. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Lado Bom da Vida (Cinema)

O Lado Bom da Vida é definitivamente um dos meus filmes favoritos deste ano, aliás só não posso dizer que é o favorito pois ainda estamos no inicio do ano e filmes como a continuação de O Hobbit vem por ai, com Benedict Cumberbatch dublando o Smaug (vai ser intimidador esse dragão, sem duvidas!), além do mais novo filme do ultimo filho de Krypton, Homem de Aço, que tem um roteiro assinado por ninguém menos que os irmãos Nolan, responsáveis pelo sucesso da mais nova trilogia do Batman. Mas o filme que temos aqui é uma comédia romântica dramática, estrelada por Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert DeNiro e Chris Tucker. 
A história é bem simples; Pat é um cara aparentemente normal, mas que foi internado em um hospital psiquiátrico, apos espancar o amante de sua esposa, está voltando para casa. Porém ele acredita firmemente que a esposa o estará esperando, o que mostra claramente que ele ainda não está totalmente recuperado. Um dia quando vai a um jantar na casa de amigos, conhece Tiffany, a irmã da melhor amiga de sua ex-esposa. A relação dos dois no inicio é algo bem improvável.  No entanto, apos Pat pedir um favor a garota, ela pede a ele que seja seu par em uma competição de dança, em troca do tal favor. O filme ainda tem DeNiro como o pai supersticioso do protagonista e Tucker como um ex-colega de manicômio.
O filme conta a história do casal de forma sensível e divertida, pois os dois têm um relacionamento de mais baixos que altos, o que torna tudo muito mais divertido para nós que assistimos. Vale a pena conferir, sem duvidas. Esse que é um dos indicados ao Oscar desse ano e seria forte candidato, não fosse o favorito Argo (que também é muito bom, diga-se de passagem).

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Django Livre (Cinema)

Estou tentando assistir a todos os indicados ao Oscar antes da premiação, que acontece neste domingo as 22hs (se nao me engano). Ate o momento so falta O Mestre, A Hora Mais Escura e Lincoln. Todos os outros ja consegui. Desta vez, vou falar de Django Livre, mais novo filme do cultuado Quentin Tarantino, que traz como protagonista um ex-escravo que foi libertado e se tornou um mercenário. O filme começa com Django sendo solto por um mercenário que ataca seus donos e alega que precisa dele para identificar um bandido. Imediatamente o escravo aceita a proposta e conforme os dois começam a conversar, descobrem que possuem um inimigo em comum, pois justamente os irmãos que o mercenário procurava, foram os responsaveis pela separação de Django e sua mulher, Broomhilde. Após acharem os dois e o ex-escravo conseguir sua vingança, a dupla parte para a Candyland, uma enorme fazenda, cheia de escravos, cujo o dono é Calvin Candie, um cara mimado e que mantém seus escravos a base do medo.
Nesta fazenda é onde a esposa de Django é mantida escrava e torturada todos os dias. Ao chegarem lá, eles precisam fazer de tudo para enganar a todos e libertar Broomhilde. O problema é o vassalo Stephen, que cuida de Calvin e sua irmã, um empregado fiel à familia e que presta atenção a tudo que acontece a sua volta.
O filme é bem estilo Tarantino, com muito sangue, tiros e violência. O elenco, também é bem no estilo do diretor, ou seja, recheado de rostos conhecidos como; Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Samuel L.Jackson, Kerri Washington e Walton Goggins. Quem gosta do famoso estilo "Tarantinesco", com certeza não irá se decepcionar. No entanto, para os que não gostaram de seus longas anteriores e pensaram em fazer uma experiencia, provavelmente não irão gostar. Apesar de ter gostado bastante do filme, não achei que superou seu antecessor Bastardos Inglorios. Vale a pena assistir, porém a esta altura do campeonato, só baixando mesmo, pois acredito que já não esteja mais em exibição no cinema.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Os Miseráveis (Cinema)

Ja faz algum tempo desde a ultima vez que escrevi algo aqui no blog. Em alguns momentos fico na duvida se é mesmo falta de tempo ou se fico com preguiça. Bom, prefiro pensar que a primeira é a melhor :) Considerando o fato de que já assisti a mais de 10 filmes desde minha ultima postagem, vou começar por ordem decrescente, com o filme Os Miseráveis que assisti essa semana.
O longa, como alguns sabem (e muitos não) é um musical e é todo cantado, isso mesmo, o longa inteiro é como uma ópera, todo diálogo é um cançao. Portanto, para os que não curtem essa vertente, nem perca o seu tempo, pois por mais que a história seja boa, os solos e duetos em alguns momentos se tornam cansativos, por serem muito longos. A historia é baseada na obra homônima de Victor Hugo, originalmente publicada em 1832 em 5 volumes. A historia acompanha Jean Valjean, um homem que ficou preso por 19 anos por roubar pão para alimentar sua sobrinha. Um dia ele consegue sua liberdade, mas continua sendo acompanhado de perto pelo oficial Javert. Valjean é acolhido por um padre e depois de algum tempo se torna prefeito de uma pequena cidade da França, onde conhece Fantine, uma costureira que trabalhava em uma fábrica e foi demitida, acabando na sajerta para poder mandar dinheiro para as pessoas que cuidavam de sua filha, Cosette. Fantine pouco antes de morrer, pede a Valjean que cuide de sua filha, e assim ele o faz por anos. Na adolescencia Cosette conhece o jovem idealista Marius por quem se apaixona. A partir daí muita coisa acontece e além dos protagonistas, o filme ainda tem os Thénardier, Gravoche e Eponine, personagens importantes na trama. Não vou falar muito mais do que tem na historia, além do que já foi mostrado no trailer oficial, para não entregar spoilers para aqueles que irão assistir :P
Confesso que gostei muito do filme, mas admito que é um pouco extenso demais, porém nada que tenha me incomodado. Muito bem feito, os atores estão afinadíssimos e a fotografia ficou bem bonita. No elenco de cantores temos: Hugh Jackman (simplesmente sensacional), Russel Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried (afinadissima também), Eddie Redmayne, Helena Boham-Carter e Sacha Baron Cohen. A historia escrita por Victor Hugo é muito boa e vale a pena ser conhecida, portanto para aqueles que não gostam de musicais e se interessarem em conhecer a historia, tem uma outra versão estrelada pelo Liam Neeson, de 1998, que não é musical e é muito boa também.